Agora você pode escolher

Conheça o Crematório

Em funcionamento desde junho de 2013, o Crematório Ecológico Metropolitano pertence ao grupo Prever Campos Elíseos, de Ribeirão Preto. 

Construído às margens da Rodovia Cândido Portinari, Km 321, o crematório  oferece serviços com atendimento diferenciado e de qualidade, e garante uma opção para a população que agora dispõe do serviço.

Com equipamentos de última geração e totalmente automatizado, a empresa trabalha com capacidade para atender a região de Ribeirão Preto e mais 50 cidades, inclusive o Sul de Minas Gerais.

Cremação

Cremação é uma técnica funerária que visa reduzir o corpo a cinzas por meio da queima. O método comum no mundo ocidental é a cremação do corpo em crematórios.

Alternativa que oferece menos riscos ambientais que o sepultamento em covas, a cremação é um dos processos mais antigos praticados pelo homem. Em algumas sociedades este costume era considerado corriqueiro e fazia parte do cotidiano da população, por se tratar de uma medida prática e higiênica.

É possível ainda garantir que a escolha da cremação seja respeitada. Para isso, basta o preenchimento da Declaração de Vontade em Vida, assinado pelo declarante e por 03 testemunhas (as assinaturas devem ser reconhecidas em cartório).

Faça o Download desta declaração aqui

Cremações mais antigas

Senhora de Mungo - Nova Gales do Sul junto ao Lago Mungo. Calcula-se que se trate da cremação de uma mulher jovem, efetuada há cerca de 25.000 anos.
Cremação de homem também junto ao Lago Mungo, que se calcula ter sido efetuada há cerca de 60.000 anos.

Cremação no Brasil

A cremação no Brasil exige que a pessoa registre em cartório o desejo de ser cremado, ou então que o parente mais próximo requisite o serviço. Já a disposição final das cinzas é livre, podendo ser conservadas em jazigos ou entregues a um depositário de cinzas.

O primeiro crematório com fins funerais inaugurado no Brasil foi o crematório municipal de Vila Alpina, na cidade de São Paulo, no ano de 1974.

Em 2008, praticamente em todos os estados brasileiros já havia um crematório, sendo que a grande São Paulo conta com três deles. E agora, a região de Ribeirão Preto conta com o Crematório Ecológico Metropolitano.

Exumação

O ato de tirar um corpo da sepultura é exumá-lo.

Além da cremação dos corpos, é possível também cremar os ossos, após exumação, para obter espaço nos jazigos. A exumação se faz também para mudança de cemitérios ou ainda por ordem judicial, quando a família solicita, por exemplo, querer cremar algum ente antes do prazo de três anos.

Cerimonial

A Prever Campos Elíseos disponibiliza, de forma opcional, uma Cerimônia de despedida ecumênica. Com duração de até 30 minutos, profissionais da empresa recebem os familiares para uma despedida final, oportunidade em que proferem palavras de conforto que dão início a elaboração do luto.

As Cinzas

As cinzas são colocadas em uma urna específica para tal. Há urna biodegradável, porcelana ou ainda de madeira.

O destino final das cinzas é uma decisão da família.

Pode ser espargidas no jardim ou misturada com terra e plantar uma arvore.

Pode ser guardada em um cinerário.

Pode ser jogada no mar, se era a vontade da pessoa que faleceu.

Pode-se guardar num jazigo.

Pode-se misturar com tinta e fazer a caricatura do falecido ou ate mesmo pintar um quadro que ficará como recordação.

Existe também, só que não ainda no Brasil, mas pode ser encomendado o Diamante de Cinzas. É feito em laboratório, tendo por matéria prima as cinzas de um corpo humano ou até de um animal de estimação.

Urnas

O Crematório dispõe de vários modelos de urnas cinerárias que podem ser adquiridas no momento da entrega das Cinzas. Para maiores informações contate-nos: (16) 3717-0039.

Dúvidas Frequentes

Procedimentos

Uma série de documentos são necessários para a realização da cremação. Todo o procedimento é explicado aos familiares e uma lista de exigências é entregue à família no momento da contratação do funeral.

Mitos e Verdades

Muitas pessoas têm dúvidas de como funciona uma cremação. Como não é permitido assistir, alguns desconfiam do trabalho, outros simplesmente não sabem os procedimentos adotados. Antes da cremação o velório ocorre normalmente e ainda pode ser feita uma cerimônia de despedida no crematório.

Os corpos são cremados juntos. (MITO)

Isso não existe. Segundo constatação in loco, dentro do forno crematório só cabe uma pessoa por vez. O que acontece é mais de uma cremação por dia, entre 3 e 4.

A pessoa é cremada logo após o cerimonial. (MITO)

O crematório possui uma programação diária e, dependendo da necessidade da família ou da data do velório, pode ocorrer após 72 horas, caso seja solicitado pelos familiares. Não havendo a solicitação, por Lei a cremação pode acontecer 24 horas após o horário do falecimento.

As cinzas podem ser trocadas por falta de identificação. (MITO)

A cremação é feita de forma individual e acompanhada em painel de controle do forno, que registra o período e a temperatura que a pessoa foi cremada. Este é um documento do crematório.

Não é possível assistir a cremação. (VERDADE)

Não é aconselhável e nem permitido que a família assista à cremação.

As peças pessoais são retiradas do corpo. (MITO)

Em nenhum momento o corpo é violado. Todo o procedimento é filmado. A pessoa é cremada como ela vem da funerária.

A pessoa é cremada dentro do caixão. (VERDADE)

O corpo não é retirado do caixão para ser cremado. Ele, em nenhum momento, é violado pelos técnicos do crematório.

Crematório Ecológico Metropolitano de Ribeirão Preto

16 3717.0039
Rodovia Candido Portinari, Km 321

© 2015/2018 – Família Prever. Todos os direitos reservados. Made with Feeling
Ligue para nós: 16.3717.0039